• Capa get out
  • Pó Ruby Rose banner
  • Imagem 3
  • Capa do post
lifestyle category image
2 de outubro de 2014
Olá!! :]
Hoje vim falar de um assunto que assombra todo mundo que ou está terminando o ensino médio, ou quer muito começar a fazer uma faculdade, que é a escolha do curso.
Bem, terminei o ensino médio com 16 anos, já em toda aquela agitação para o vestibular. Fiz vestibular para várias faculdades e para os mais variados cursos, isso porque ainda não tinha aquela certeza do que queria, e pela pressão dos meus pais de que eu tinha que entrar pra uma faculdade pública. Eu já tinha alguns pensamentos relacionados à publicidade (que é a faculdade que estou terminando agora), mas fiz vestibular pra qualquer uma que eu tivesse mais facilidade de entrar (não faça isso), foi aí que eu entrei pra pedagogia. Olha, quem me conhece bem sabe perfeitamente que pedagogia não tem absolutamente nada a ver comigo, tanto que cursei só até o terceiro período e parti pra outra faculdade, paga, pra fazer algo que gosto, que é publicidade.
Entrar pra uma faculdade só por entrar é, na minha opinião, um erro bem grande, principalmente se como eu, você entrar e não gostar, você vai ter desperdiçado tempo da sua vida em que você já poderia estar fazendo o que gosta, algo que verdadeiramente você vai se esforçar pra fazer bem porque vai gostar do que está estudando. Afinal, pensa bem, o que você se esforça mais pra fazer, algo que você gosta ou algo que você está sendo forçado a fazer?! Claro, ainda existe aquela questão financeira, muita gente faz certos cursos somente pelo futuro salário da profissão, o que pra muita gente não está errado, porque afinal o seu objetivo é ter uma boa situação financeira, e cada um com o seu objetivo. Perfeito mesmo seria você gostar daquela profissão que dá bastante dinheiro, hahahahahahaha.. Ainda assim acho que a pessoa tem mesmo que gostar do que faz, imagina estudar anos e anos algo que você odeia, e pior, imagina trabalhar muitos anos mais nisso.. não sei vocês, mas não sei dizer se dinheiro vale todo esse “stress”, nosso trabalho é uma parte muito grande de nossas vidas, tem que gostar pelo menos um pouquinho, se não é aquela tortura.
Partindo do princípio de que é importante ter uma profissão que se gosta, e melhor ainda se isso for associado a um sucesso financeiro $$$, a escolha do curso é uma grande decisão a se tomar. Aqui vão algumas dicas pra você que ainda não faz a mínima ideia do que “quer ser quando crescer”:
– Procure TODAS as profissões possíveis e pesquise a fundo cada uma delas, inclusive seus salários. A partir daqui já vai dar pra descartar várias, muitas delas você vai ter aquele pensamento “de jeito nenhum eu quero trabalhar com isso”, acredite.
– Faça uma lista de tópicos de coisas em que você é bom ou que você gosta, como por exemplo escrever histórias, animais, fazer cálculos (me tira dessa, sou de humanas), desenhar, e por aí vai, muitos desses tópicos podem se associar às mais variadas profissões, e isso pode ajudar.
– Depois de ter pesquisado a fundo as profissões, procure informações sobre o mercado de trabalho delas no seu estado ou cidade, ou em outras cidades caso você pretenda se mudar. É importante saber as oportunidades que existem ao seu redor. 
– Depois de diminuir bem sua lista de possíveis profissões, converse com profissionais dessas áreas. Essa é a hora de saber a verdadeira realidade dessas profissões, você vai ver as reais vantagens e dificuldades que esses profissionais tem. É legal conversar com mais de 1 profissional de cada área, por isso é bom ter a lista bem reduzida nessa etapa. Converse tanto com os bem sucedidos, para conhecer os passos que vão te levar mais longe, quanto com os “mal sucedidos”, para saber as dificuldades desse mercado de trabalho.
– Quando você já souber bastante sobre suas possibilidades, imagine-se trabalhando naquilo por toda a sua vida (não que isso realmente vá acontecer).. Gostou do que imaginou? É uma possibilidade viável para todo o seu bem estar (financeiro, mental etc)? Então mãos à obra!
Compartilhe com os amigos:
0 Comentários

  • Tag: Halloween
  • Look do dia: Preto & Branco
  • Look do dia: Macaquinho preto e branco + Rio 450 anos.
  • Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog: